29 julho 2006

O triste recomeço (ou fim?) da Varig


Na Folha de São Paulo de hoje: A Varig anunciou ontem a demissão de 5.500 empregados. A companhia informou que serão mantidos 3.985 funcionários de um total de 9.485 alocados no país. As demissões fazem parte do processo de reestruturação da Varig, que teve operações compradas pela VarigLog no dia 19.

O número de empregados que ficam na empresa está inflado para suas operações. Inclui pessoas que não podem ser demitidas no momento, como funcionários em férias, em licença e grávidas. Outros motivos para o alto número de funcionários mantidos são que a nova empresa ainda não tem contrato de concessão aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a indefinição sobre quem deverá pagar pelas rescisões, incluindo indenizações e salários atrasados.

Os sindicatos não farão a homologação das demissões sem a garantia de pagamento das rescisões, segundo Leonardo Souza, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas. O Ministério Público do Trabalho convocou reunião na terça para debater o assunto.Segundo a VarigLog, a nova empresa começará com 1.700 empregados. Estimativas iniciais indicam que a "velha Varig", a fatia que segue em recuperação e que deverá atuar com o nome Nordeste, teria 50 empregados e uma única rota (São Paulo/Porto Seguro).

Nenhum comentário: