27 setembro 2006

Impressões sobre o debate na Rede Globo

Debate eleitoral na TV não é fácil. Todo ele é tenso, sobretudo numa fase final de campanha onde qualquer deslize pode custar perdas irreparáveis. Todo candidato comparece ao debate tendo como primeiro objetivo não perder; e, se for possível, ganhar.

O debate da Rede Globo que se iniciou na noite de ontem e terminou no início da madrugada de hoje não foi diferente. Os principais candidatos – Mendonça Filho, Humberto Costa e Eduardo Campos – procuraram desempenhar o papel que cabia a cada um, nas atuais circunstâncias.

Mendonça desejava aparecer como o governante capaz de enfrentar a bateria de críticas dos adversários – e até que conseguiu o seu intento, numa certa medida. Mas mostrou-se nervoso, inseguro e às vezes excessivamente tímido. Perdeu com isso.

Eduardo Campos, visivelmente cansado e nervoso, só da metade em diante melhorou o seu desempenho. Esmerou-se em aparentar bomocismo, adequado a quem espera chegar ao segundo turno a salvo do tiroteio de denúncias e ataques que ganhou corpo nas últimas três semanas. Não se pode dizer que perdeu o debate, mas esteve aquém do que seria natural esperar.

Humberto Costa, consideradas as circunstâncias que tem vivido como candidato e a forma competente como apresentou suas idéias, teve ótimo desempenho. Embora tenha aceitado o confronto inicial com Mendonça, e o tenha feito com certa agressividade (talvez excessiva), equilibrou-se em seguida, conservou a serenidade e seguiu em frente com bom desempenho. Beneficiou-se por ser o último a fazer as considerações finais – e se saiu muito bem.

É possível que o debate não repercuta diretamente sobre a curva de intenções devoto ora verificada – Mendonça na frente, Eduardo e Humberto tecnicamente empatados. Porém terá influência importante no ânimo da militância pró-Humberto. Afinal, ele compareceu ao debate como um boxeador que vem sendo atacado com rara intensidade, através de golpes baixos e com conivência do juiz; e que reúne suas energias para o contra-ataque. Nesse sentido, talvez tenha sido o candidato quem ais se beneficiou do debate.

Agora, permitam uma impressão final de quem acompanha Humberto muito de perto. Submetido a toda sorte de ataques como vem sendo, é mesmo um candidato muito preparado tanto política, técnica e psicologicamente.

Para inserir sua opinião (de preferência assinada), clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

Nenhum comentário: