30 outubro 2006

Com a força do povo, Lula é reeleito com mais votos que em 2002

Ilustração do portal Vermelho

No Vermelho: O TSE proclamou formalmente às 19h deste domingo (29) a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reelegendo-se em segundo turno. Lula derrotou Geraldo Alckmin (PSDB), que no primeiro turno havia conquistado 41,6% dos votos válidos. A popularidade de Lula sobreviveu a um ano e meio de ataques diários da oposição e de praticamente toda a grande imprensa, ao seu governo e ao seu partido, o PT, desde que foi deflagrada a chamada ''crise do mensalão'' no Congresso.

Com 95,23% dos votos apurados, Lula somava mais de 55 milhões de votos, quantidade que ultrapassa a votação obtida em 2002, quando obteve 52,8 milhões de votos. Até esse ponto da apuração, os votos do petistas equivaliam a 60,75% dos votos válidos, contra 39,25% de Alckmin.

Lula ganha um novo mandato embalado por uma avaliação positiva recorde de seu governo: 53% de ótimo ou bom, em outubro, segundo o Datafolha. Em seu último comício, na periferia de São Paulo, na noite de quarta-feira (dia 24), o presidente-candidato amparou-se nas estatísticas para desabafar: ''Quero ver alguém sair com a avaliação que nós estamos hoje em final de mandato, depois de a gente apanhar quatro anos da imprensa brasileira, quatro anos em que as coisas boas que nós fazíamos não apareciam nos jornais''.

Nenhum comentário: