29 outubro 2006

Eduardo deve ter o dobro dos votos de Mendonça

No Diário de Pernambuco de hoje: O candidato da Frente Popular ao governo do estado, o deputado federal Eduardo Campos (PSB), deve ser eleito hoje com a maioria folgada dos votos dos pernambucanos. De acordo com a última pesquisa do DIARIO DATA Associados, ele vencerá com 68% dos votos válidos contra 32% do atual governador e candidato à reeleição, Mendonça Filho (PFL). Eduardo tem aproximadamente o dobro das intenções de votos de Mendonça. A diferença entre Eduardo Campos e Mendonça Filho é de 36 pontos percentuais, na conta dos válidos. Os resultados têm margem de erro de 3 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. Os números absolutos irão depender da taxa de abstenção. Em Pernambuco, 5.834.512 eleitores estão aptos a votar.

A Justiça usará os votos válidos na divulgação do resultado oficial. Nesta soma, são desconsiderados os nulos, os brancos e o percentual de indecisos. Esta pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de outubro. O instituto ouviu 1.100 pessoas. Nota-se que Eduardo ampliou a vantagem nos últimos 15 dias, quando o instituto averiguou a preferência do eleitorado no segundo turno. Naquela ocasião, o socialista tinha 62% dos válidos; o pefelista 38%.

No cenário das intenções de votos, o quadro mostra que o número de eleitores indecisos e dispostos a votar em branco soma hoje 7% do total. O índice dos que estão propensos a votar nulo é de 2% (leia gráficos ao lado). Neste mesmo cenário, Eduardo aparece com 62% e Mendonça com 29%. Tanto o quadro das intenções de votos quanto o dos votos válidos são desenhados a partir de perguntas estimuladas. O pesquisador apresenta um disco com o nome dos concorrentes e o eleitor escolhe seu preferido. A diferença está na análise dos resultados. Para os votos válidos, só se considera os votos dados aos candidatos. Os especialistas apontam a estimulada como a mais realista na retratação da aderência de uma campanha.

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado lembra sozinho do nome dos seus candidatos, Eduardo aparece com 56% e Mendonça com 25% das intenções de votos. A espontânea indica o quanto um nome é conhecido.

"Mendonça tinha um grande potencial, mas optou por uma campanha com tom político e utilizou mal a marca de governador. Ficou na imagem do eleitorado muito mais como o candidato apoiado por Jarbas. Eduardo fez uma campanha propositiva e cativou até mesmo o eleitor de Mendonça neste segundo turno", pontua o cientista político e coordenador do DIARIO DATA, Adriano Cerqueira.

Nenhum comentário: