29 novembro 2006

Desmatamento politicamente correto?


Na Ciência Hoje Online: Análise de fragmentos da floresta amazônica sugere forma de amenizar estragos ao desmatar. Já que é tão difícil acabar com o desmatamento, como fazê-lo de forma a proteger as árvores restantes desse processo? Essa é a principal questão abordada por um estudo de instituições de diversos países, inclusive do Brasil, que resultou no maior banco de dados já coletado sobre a dinâmica de comunidades de árvores em fragmentos florestais. A avaliação identifica o impacto provocado pelo desflorestamento em áreas da Amazônia e sugere uma forma de desmatamento menos danosa para as árvores.

Os pesquisadores realizaram o maior e mais duradouro estudo experimental sobre o tema, com a análise do impacto sofrido por esses fragmentos de mata ao longo de 22 anos. Os resultados, publicados nesta semana na revista norte-americana PNAS , indicam que o desmatamento que deixa diversas e pequenas áreas de mata é muito mais danoso às árvores do que aquele em que permanecem poucas, porém grandes, áreas verdes.

Para ler a matéria na íntegra clique aqui: http://cienciahoje.uol.com.br/62907

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Luciano, além de seu eleitor nas Eleições 2006, sou também leitor assíduo do seu Blog, o qual considero um dos melhores de Pernambuco.

Gostaria de pedir que o senhor desse uma olhada no Blog ESSA É A QUESTÃO, o qual eu edito semanalmete.É sobre humor político.
Se possível, gostaria um comentário seu.

O endereço é http://essaeaquestao.blog.terra.com.br

Um abraço