27 novembro 2006

Expectativas no "mercado"

Na Folha de S.Paulo de hoje: Os feriados permitiram que a semana passada fosse relativamente tranqüila para o mercado financeiro. Mas os próximos dias tendem a ser bem mais agitados, com relevantes eventos no Brasil e nos Estados Unidos.

O mercado global estará de olho na divulgação, na quarta-feira, do livro bege, conjunto de dados econômicos americanos levantados pelo Fed (o bc dos EUA). Como ainda restam muitas dúvidas em relação ao futuro da economia do país, será acompanhado com atenção.

Luiz Antonio Vaz das Neves, diretor da corretora Planner, diz que nos EUA "pode atrapalhar o fato de Ben Bernanke, o presidente do Fed, falar duas vezes na semana, além da divulgação do livro bege".

No Brasil, o grande evento será a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) deste ano. Entre amanhã e quarta-feira, o Copom irá decidir como fica a taxa básica de juros, que está em 13,75% anuais. Na quinta-feira, o IBGE anuncia também o PIB do terceiro trimestre no Brasil, com expectativa de um número fraco.

Marcelo Voss, economista da corretora Liquidez, afirma que "a semana promete fortes emoções, tanto no cenário interno como no externo". "No mercado americano, teremos indicadores importantes de terça a sexta, como o índice de confiança do consumidor, a venda de imóveis novos e o livro bege. A expectativa é que esse conjunto de indicadores mantenha a atual avaliação de um desaquecimento gradual da economia americana", diz ele.

Na semana passada, o mercado americano ficou fechado na quinta-feira, devido ao feriado de Ação de Graças, e funcionou com horário reduzido na sexta-feira.

No último pregão da semana passada, o índice Dow Jones, o principal da Bolsa de Nova York, recuou 0,38%. A Bolsa eletrônica Nasdaq caiu 0,23%.

Nenhum comentário: