28 novembro 2006

Lula descarta reforma da Previdência em 2007

Na Folha Online: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta terça-feira uma nova reforma da Previdência em 2007. Para ele, não se pode jogar nas costas do contribuintes uma conta que não é dele.

"A moda agora é jogar a culpa na Previdência Social. Se levar em conta apenas os benefícios que são pagos e as contribuições não seria motivo de discurso de nenhum de nós", disse Lula durante a cerimônia de posse da nova diretoria da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília.

O presidente lembrou a Constituição de 1988 que garantiu a aposentadoria rural e a criação da Loas.(Lei Orgânica da Assistência Social). Para Lula, essas políticas de distribuição de renda deveriam ficar na conta do Tesouro Nacional.

No discurso, Lula voltou a prometer que o país crescerá de forma sustentável nos próximos anos e que a Lei de Responsabilidade Fiscal será comprida. "Não haverá leviandade (...) Não teremos medo de vetar uma única coisa que coloque em risco a estabilidade do país".

Para o presidente, o Brasil tem todas as condições de crescer porque não há mais entraves externos.

O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, cobrou de Lula durante o evento empenho na superação dos obstáculos e enfatizou a necessidade de resolver a situação fiscal do país e um marco regulatório mais consistente para os investidores. "Janelas de oportunidades a serem exploradas num curto prazo. As mais importantes são atuar sobre as condições que inibem a participação do setor privado na infra-estrutura e reduzir os custos dos investimentos. Isto requer regras estáveis e desoneração tributária".

Nenhum comentário: