22 novembro 2006

Lula e o comportamento da oposição

No Blog das Eleições (JC Online): Acabei de postar na seção Artigos, na coluna ao lado, o artigo semanal do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Abaixo, alguns trechos do texto.
Boa leitura. (César Rocha).

Coalizão nacional e oposição
Por Luciano SiqueiraVice-prefeito do Recife

O presidente Lula fala e age como quem deseja realmente trabalhar, no seu segundo mandato, num ambiente marcado por duas condições que lhe faltaram até agora: ampla e consistente base política e social; e diálogo mutuamente respeitoso com a oposição (PSDB, sobretudo). Tem recolhido a boa receptividade de alguns, de outros a recusa temperada pela ironia e pela desconfiança. A pergunta é: o presidente tem alguma chance?

Chance de governar com maioria no Parlamento e alargada base social, sim. Está nos mapas eleitorais do segundo turno e na aliança com o PMDB, em vias de se concretizar. Também está no otimismo manifestado por significativos segmentos empresariais, que reclamam de obstáculos como as altas taxas de juros (que continuam caindo, reconheça-se), por exemplo, mas dão sinais de crença de que é possível fazer a economia crescer em 2007 mais do que os pessimistas esperam, embora não necessariamente a uma taxa de 5% como deseja o presidente. Ademais, a opção eleitoral da grande massa situada nas camadas mais pobres é também um fator de governabilidade importante, não o subestimemos.

Leia aqui o texto completo.

Nenhum comentário: