25 novembro 2006

Lula promete pacote para economia até 31 de dezembro

No G1: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai concluir até 31 de dezembro um pacote de medidas para destravar a economia brasileira e atrair novos investimentos.

A afirmação foi feita na tarde desta sexta-feira (24), no final de visita à fábrica da Mercedes Benz, em São Bernardo, no ABC paulista. Lula estava acompanhado dos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Luiz Marinho (Trabalho).

Leia também:Governo reduz de 4,0% para 3,2% projeção de crescimento da economiaLula diz que projeção de queda do crescimento "não atrapalha"Presidente promete medidas para "destravar" economiaPacote deve desonerar folha de pagamento das empresas, diz ministroPrevisão de déficit da Previdência sobe para R$ 42 bilhões "Investir no Brasil é garantia de lucro", afirma Lula "É fácil ser oposição", diz Lula sobre adversários

O pacote inclui mudanças na legislação tributária e ambiental. “A idéia é preparar tudo até 31 de dezembro para que a gente possa anunciar no novo governo a desobstrução. Nós precisamos mudar a legislação que impede o Brasil de crescer.”

Lula disse que “em vez de ficar criticando a burocracia, precisamos saber como destravar”.O presidente citou o exemplo de 34 projetos da Petrobras que estão parados por problemas no Instituto Ambiental Estadual do Rio de Janeiro.

Ele disse que conversou a respeito do assunto com o governador eleito Sérgio Cabral (PMDB). “Preciso saber o que está acontecendo para destravar essas obras (da Petrobras).”

O anúncio do prazo para o novo pacote de medidas ocorreu no mesmo dia em que o governo recebeu a notícia de uma nova estimativa pessimista para o PIB, divulgada na manhã desta sexta-feira. Segundo relatório do Ministério do Planejamento, a projeção de crescimento da economia para este ano caiu de 4% para 3,2%. A estimativa oficial faz parte do relatório de receitas e despesas relativo ao quinto bimestre deste ano.

Ao ser questionado sobre o assunto em Guarulhos, onde esteve antes de se deslocar para o ABC, Lula afirmou que a projeção "não atrapalha". "Estou cansado de previsão. Vamos esperar as coisas acontecerem", disse.

Nenhum comentário: