22 novembro 2006

Molécula pode dar origem a anticoncepcional masculino

Ciência Hoje Online: Composto é capaz de induzir infertilidade em ratos de forma reversível sem afetar níveis hormonais.

A maior parte dos métodos anticoncepcionais existentes é voltada para as mulheres – o uso da camisinha e a vasectomia, irreversível, são as únicas alternativas disponíveis no mercado às quais os homens podem recorrer. Um estudo feito por cientistas do Conselho Populacional do Centro para Pesquisa Biomédica, nos Estados Unidos, aponta um caminho que pode, no futuro, mudar esse quadro. A equipe conseguiu induzir a infertilidade em ratos machos de forma reversível, com o uso de uma molécula conhecida como adjudina, como mostra um artigo publicado na edição deste mês da Nature Medicine.

Esse composto atua no processo de produção das células reprodutivas masculinas (os espermatozóides) no interior dos testículos. A adjudina se mostrou capaz de impedir a adesão das células germinativas às chamadas células de Sertoli, que fornecem suporte metabólico e estrutural aos espermatozóides em desenvolvimento. Sem essa adesão, o amadurecimento do gameta é interrompido e o resultado é a infertilidade do macho, sem que haja qualquer efeito sobre o nível de hormônios sexuais nos testículos.

Nenhum comentário: