25 janeiro 2007

Doação Cidadã já retirou das ruas 214 pessoas

No Boletim Diário da Prefetura do Recife: Duzentos e quatorze pessoas que praticavam a mendicância, no Cais de Santa Rita e ao longo do Canal de Setúbal (Boa Viagem), deixaram as ruas e retornaram ao convívio familiar e comunitário. O retorno ao lar resulta de um trabalho educativo e de conscientização junto à população de rua realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Campanha Doação Cidadã.

Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (24), pela Gerente de Convívio Social de Média Complexidade do IASC -Instituto de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura do Recife, Indira Caldas, referentes ao trabalho de abordagem realizado de 15 a 31 de dezembro, nos dois locais. Segundo Indira, no Canal de Setúbal 183 pedintes foram abordados, sendo que 179 aceitaram deixar as ruas e participar dos programas de inclusão social oferecidos pelo município.

Das 78 abordagens feitas no Cais de Santa Rita, 35 pessoas aceitaram deixar a rua e se inscrever nos cursos profissionalizantes e nos programas sociais. Mesmo longe das ruas, a população que vivia da mendicância continua recebendo atendimento do município, por meio das diversas secretarias. “Emissão de documentos, realização de exames de saúde são alguns dos serviços disponíveis”, explicou Indira.

A Campanha Doação Cidadã foi lançada no dia 4 de dezembro de 2006 com o objetivo de conscientizar a população a evitar dar esmolas nas ruas, nos sinais de trânsito, mas encaminhar as doações as instituições que atuam na área da assistência social. O trabalho de abordagem e de distribuição de material educativo é realizado por 40 voluntários da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã e 20 educadores sociais do IASC.

Com as férias e a proximidade do carnaval, a campanha foi intensificada e direcionada aos locais de grande concentração de visitantes, a exemplo do Aeroporto dos Guararapes Recife-Gilberto Freyre, Terminal Integrado de Passageiros(TIP) e Praça do Marco Zero. A ação é integrada, contando com vários órgãos municipais, e respalda pelo Ministério Público, Conselhos Tutelares e GPCA – Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente. A campanha Doação Cidadã será intensificada, nesta quinta-feira (25), das 15h às 17h, no Terminal Integrado de Passageiros, onde haverá distribuição de material educativo e abordagem; na sexta-feira ocorrerá na Praça do Marco Zero, das 9h às 11h, e no sábado será das 9h às 11h, no TIP.

Nenhum comentário: