29 janeiro 2007

Polêmica: Delfim Netto tropeça no marxismo

No Vermelho, artigo de Madalena Guasco Peixoto e Pedro de Oliveira:

Em artigos publicados na Folha de S.Paulo ("Somos todos marxistas", em 17/01) e no jornal Valor Econômico ("Sejamos lógicos", em 23/01), o ex-superministro da Fazenda durante o regime militar, deputado federal Antônio Delfim Netto, procurou desenvolver uma pensata sobre o que julga ser o marxismo.

Tudo leva a crer que o deputado federal não-reeleito para a próxima legislatura tenha sido levado a abordar o assunto em função da retomada pública do debate sobre o socialismo no século 21, a partir das medidas econômicas anunciadas por Hugo Chávez como presidente reeleito da Venezuela e de outras decisões, no mesmo sentido, do governo boliviano sob o comando do presidente Evo Morales.

Deve estar presente também, nas preocupações do autor, o pavor de uma retomada ideológica na América Latina dos projetos socialistas. Como legítimo representante do pensamento liberal, Delfim se esforça por divulgar a ilusão de que o marxismo pode ser incorporado "ao pensamento universal", que é como todos os principais pensadores liberais se referem ao pensamento liberal hegemônico, retirando do marxismo o que ele tem de mais importante - o socialismo científico.

Veja o texto completo clicando aqui: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=12707

Nenhum comentário: