27 janeiro 2007

Por que o planeta está esquentando

Na Caros Amigos: Marina Amaral ouviu dos cientistas Carlos Nobre e Paulo Artaxo explicações sobre o aquecimento do planeta.

Os fatores são muitos, mas os gases-estufa são o principal.
Dez entre dez cientistas que estudam o clima não têm dúvidas: a Terra está cada vez mais quente desde a Revolução Industrial. Nos últimos setenta anos, o consumo crescente de energia proveniente de combustíveis fósseis, o desmatamento e o acúmulo de resíduos orgânicos e químicos fizeram disparar a emissão de alguns gases: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros menos conhecidos, todos chamados de gases do tipo estufa por reter a radiação térmica e assim impedir que o calor da Terra atravesse a atmosfera e se disperse no espaço. Nesses setenta anos, a temperatura do planeta subiu em média 0,7 grau, como resultado da interferência das atividades humanas na troca energética entre a Terra e o Sol. Para entender o que está acontecendo e o que pode acontecer se o acordo mundial para baixar as emissões de gases do tipo estufa – o Protocolo de Quioto, ratificado em fevereiro passado – não conseguir mudar o rumo dessa história, entrevistamos Carlos Nobre, engenheiro, doutor em meteorologia e pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e coordenador internacional do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), financiado pela NASA.

Leia a matéria completa clicando aqui http://carosamigos.terra.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Luciano: este é um problema que atinge a Humanidade e parece que caminhamos para o fim.
Aristides - Natal-RN

LeoDPara disse...

Não não não!

Anônimo disse...

Precisamos educar nossas crianças hoje, para termos uma chance de um planeta sustentável no futuro. O homem tem de perceber que não adianta o crescimento sem ter onde viver. Vamos fazer nossa parte. Fabiano - São Paulo-SP