27 janeiro 2007

Veja a nota da direção nacional do PCdoB

Aldo é a melhor alternativa para fortalecer a Câmara dos Deputados

Pelo fato de o Poder Legislativo ser uma das principais instituições da democracia e pela a relevância do cargo em disputa, o terceiro da hierarquia da República, a eleição à presidência da Câmara dos Deputados assumiu prioridade na agenda política desses dois primeiros meses do ano. O pleito é o principal tema do parlamento, movimenta o governo, a sociedade o acompanha com vivo interesse.

Depois de um curso instável, a disputa chega à reta final com três candidatos: dois dos partidos que apóiam o governo, os deputados Aldo Rebelo, do PCdoB e Arlindo Chinaglia, do PT, e um da oposição, deputado Gustavo Fruet, do PSDB. Esta singularidade de a base aliada concorrer com dois nomes tem um histórico determinado. No final, do ano passado, o presidente Lula, líder da aliança vitoriosa, apoiou e incentivou a reeleição do atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo. Ele conquistou largo apoio ao seu nome. Todavia, o PT de forma unilateral insurgiu-se contra esse movimento pela reeleição de Aldo Rebelo, levando à divisão a base de apoio ao governo ao lançar outro nome, a candidatura de Arlindo Chinaglia.

Mesmo assim, a candidatura de Aldo Rebelo adquiriu amplo apoio na base parlamentar do governo e, também, na oposição, o que lhe dá legitimidade para representar a instituição como um todo. Com essa abrangência é a melhor alternativa para presidir, fortalecer e representar a Câmara dos Deputados.

No que se refere aos interesses políticos da ampla aliança partidária que reelegeu Lula presidente, a reeleição de Aldo Rebelo terá o efeito de proporcionar o necessário equilíbrio de forças no âmbito da coalizão e do próprio parlamento.Assumir maiores responsabilidades não pode ser privilégio de um único partido. A busca de distribuição equilibrada de papéis entre as legendas que integram a aliança assegura-lhe maior coesão, quesito indispensável para a governabilidade e o êxito do governo.

Com base nessas convicções, o Partido Comunista do Brasil-PCdoB reitera seu apoio decidido à candidatura de Aldo Rebelo à presidência da Câmara dos Deputados e convoca sua bancada de parlamentares federais a reforçar ainda mais o empenho pela vitória. Ao mesmo tempo, o Partido dirige-se às forças progressistas, democráticas e interessadas na valorização do parlamento conclamando-as a se unirem em torno da candidatura de Aldo Rebelo com a certeza de que Câmara sob sua presidência dará novos passos para melhor desempenhar sua missão de defender os direitos do povo e os interesses do país.

São Paulo, 26 de janeiro de 2007
Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB

Nenhum comentário: