07 fevereiro 2007

Indios, os Primeiros Brasileiros: últimos dias

Esta é a última semana para visitar a Exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros”, no Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas. Até o próximo domingo, dia 11 de fevereiro de 2007, o Museu estará aberto na quinta e na sexta- feira das 09 horas às 17 horas e no sábado e domingo, das 13 horas às 17 horas, com entrada franca.

A exposição conta com fotos, gravuras, mapas, documentos históricos e utensílios como objetos de pesca, caça, fardamentos e máscaras rituais e instrumentos musicais das diversas etnias indígenas do Nordeste. A exposição se divide em três módulos: Mundo Colonial, Mundo Indígena e Mundo Contemporâneo.

Segundo Ana Paula Jones, coordenadora de produção, a exposição se prepara para ir a outras capitais e já recebeu mais de oito mil visitantes desde a sua inauguração em 07 de dezembro último. “A nossa meta é chegar a dez mil pessoas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em sensibilizar o público nesta época de festas”, diz ela.

Na sexta-feira, 09 de fevereiro, às 18:30 horas, no auditório do Forte das Cinco Pontas, haverá um debate em torno das questões culturais indígenas, intitulado Povos Indígenas, museus e instituições de cultura: Um diálogo contemporâneo, sob a coordenação do curador da exposição João Pacheco de Oliveira.

Entre os debatedores estarão: a índia Pankararu Maria das Dores de Oliveira (primeira mulher indígena com doutorado no Brasil), o Pajé Armando Tuxá, o coordenador da APOINME (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) Zé de Santa Xucuru e ainda Betânia Araújo (Diretora do Museu da Cidade do Recife), Joanildo Burity (Diretor da DIPES/FUNDAJ) e Ana Paula Jones (Diretora da Associação Raízes da Tradição).

Participarão também do evento diversas lideranças indígenas Tuxá de Nova Rodelas.

Nenhum comentário: