25 fevereiro 2007

O recado de Lula

No Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim: . A decisão do Presidente Lula de designar Paulo Nogueira Batista Jr., colunista da Folha de S. Paulo, para representar o Brasil no FMI (clique aqui para ler entrevista do professor Belluzzo sobre PNB) é um sinal tão claro quanto o sol aos economistas neoliberais, nossos Chicago Boys, e seus fiéis seguidores na mídia conservadora.

. (Que falta faz a Miriam Leitão, provavelmente de férias...)
. Paulo Nogueira Batista Jr. é um não-neoliberal.
. Participou de uma equipe no Ministério da Fazenda do Governo Sarney que decretou a moratória da dívida externa brasileira.
. Hoje, o Brasil não deve um tusta ao FMI.
. Mas a indicação de PNB deve ter sido um vendaval que fez tremular todas as bandeiras que ficam no amplo hall de entrada do FMI em Washington.
. O FMI foi criado em Bretton Woods para desempenhar um papel muito diferente do que acabou por ser: o de guardião dos bancos americanos, uma extensão do Tesouro americano.
. (Clique aqui para ir ao verbete da Wikipedia sobre Bretton Woods).
. Hoje, o FMI passa por uma crise de liquidez: está com uma mão na frente e outra atrás. Porque, como explicou o professor Belluzzo, quase mais ninguém deve ao FMI.
. O FMI vai ter que se reinventar.
. Hoje, as economias mais perigosamente endividadas do mundo são os Estados Unidos e a China e sobre elas o FMI não ousa dar o teco.
. O FMI vai ter que se reinventar e PNB vai poder ajudar a reinventá-lo.
. Um recado do Presidente Lula – não mandar um paulo leme para o FMI – já está claro: “a era Palocci acabou” de novo.
. A indicação de Guido Mantega para o lugar de Palocci, o PAC e essa indicação de PNB indicam que a guinada ideológica que houve no segundo turno – uma inflexão à esquerda – tem coerência.
. Aqui no Brasil se tem muita dificuldade de falar em “esquerda” e “direita”, porque, se Lula for para a “esquerda”, quem irá para a “direita”? FHC, Serra – e a mídia conservadora não iria tão longe...
. Mas, a inflexão do Presidente Lula é obvia.
. E o Financial Times – o porta-voz mais eloqüente do neoliberalismo de Margaret Thatcher – já entendeu tudo: e ontem publicou um artigo para dizer que o PAC não presta e a economia do Brasil não é emergente, mas “submergente”.
. Palocci desempenhou o papel que precisava desempenhar: arrumar as contas.
. Agora, a tarefa é outra.
. Outra tarefa que o Governo deveria adotar seria devolver os Chicago Boys à PUC do Rio...
. Ou será que eles continuarão a enriquecer seus currículos no Banco Central, antes de trabalhar em bancos particulares?

Nenhum comentário: