13 fevereiro 2007

Olinda encontra financiamento privado sem perder festa democrática



Na Carta Maior, por Carlos Gustavo Yoda: Primeira capital brasileira da Cultura, Olinda fixa-se no cenário carnavalesco como a mais emergente festa popular do país. Políticas públicas simples e a busca de apoio da iniciativa privada não descaracterizaram a Folia do Momo mais participativa e democrática do Brasil.
O carnaval de Olinda, assim como o de Recife e de outras cidades pernambucanas, tem origem em uma antiga festa pagã européia, conhecida como Entrudo. E já no início do século XX o gosto popular pela Folia de Momo nasceu com a fundação de diversas agremiações, algumas que permanecem até hoje. Segundo o jornalista e carnavalesco, José Ataíde, foi em 1977 que o Carnaval de Olinda assumiu este aspecto eminentemente popular que o caracteriza hoje. Neste ano, foram abolidos da folia olindense a comissão julgadora, a passarela e o palanque das autoridades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, em Olinda, Recife, Bezerros e em todo Pernambuco se realiza o carnaval mais democrático. Ótimo que isso esteja sendo reconhecido por publicações de fora.
Aloisio