23 março 2007

Considerar a hipótese não ofende


No Blog da Folha, ontem:
Bem que Jarbas disse...
. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) acusou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), de atacá-lo só porque está preocupado com a eleição municipal do próximo ano, quando tentará disputar a prefeitura (leia mais aqui).Pois não é que Jarbas tem certa razão.
. Provocados pela imprensa, os líderes do PCdoB não falam de outra coisa, a não ser da possibilidade de Siqueira ser candidato. Veja o que disse mais cedo, à Rádio Folha 96,7 FM, Luciana Santos, prefeita de Olinda:
. "O fato de a esquerda se afirmar dá condições para que os partidos de esquerda coloquem novas alternativas e, pela primeira vez, o PCdoB está à altura de um desafio como esse, que é uma candidatura à Prefeitura do Recife. É um cenário de mais possibilidades para os partidos das nossas frentes, que vão enfrentar essa disputa de 2008 com mais ousadia. Mas, claro, sem atropelar a equação política que precisa ser feita para que não haja desequilíbrio".
*
Cá entre nós: se a hipótese existe, Luciana está mais do que certa ao responder com sinceridade à pergunta que lhe foi formulada. E o fez com muito cuidado, rigoramente de acordo com osproósitos unitários do PCdoB, que - nunca é demais repetir - não pretende atroipelar nenhum aliado nem comprometer a coesão de nosso ampla arcos de forças reunido em torno dos governos Lula, Eduardo Campos e João Paulo.

2 comentários:

Unknown disse...

Bem, a opinião do senador tem sim fundamento, uma vez que o PCdoB vem tentando se diferenciar do PT(já não era sem tempo), conquistando uma maior autonomia no cenário político. Mas quanto a opinião da prefeita de que o PCdoB possui quadros fortes o suficiente para disputar a prefeitura do Recife, eu vou discordar, pois não vejo sequer isso. Sequer o nome mais pronunciado no momento tem condições para tal empreitada. Nao vejo no PCdoB uma estrututra suficiente para comandar a capital pernambucana. Não enxergo em Luciano Siqueira uma representatividade para a minha cidade, não vejo essa identificação necessaária com o povo de Recife, mesmo há sete anos diretamente envolvido na administração da cidade, o vice-prefeito não conseguiu criar uma presença forte junto a população. Creio que o melhor lugar para Luciano seja o legislativo, entendo que ali será de muito mais valorosa a sua atuação política.

Unknown disse...

Fiz um comentário há um mês e pouco, sobre o tema da disputa municipal em Recife, onde dizia "QUEM É COXO PARTE CEDO". Alertei, na ocasião, ao Partido sôbre a necessidade de se colocar o bloco nas ruas, buscando apoio da sociedade organizada : entidades estudantis, órgãos de classe, comunidades, associações de bairros, etc.
Êsse alerta decore do fato, mais que notório, de que os outros partidos já estão com seus candidatos colocados na linha da sucessão.
Citei inclusive alguns nomes que, nêsse curto período de tempo, já se consolidaram como candidatos.
Cabe ao partido, portanto, sair da penumbra, para não ver o bloco passar sem seu estandarte desfilando.
Em Olinda, o vice do PT, já botou a boca no trombone, práticamente exigindo a indicação para o cargo titular. Em Recife, João Paulo já sinalizou o nome de João da Costa. O que está esperando o partido para se pronunciar ?
Com a palavra...