22 março 2007

DESTAQUE DO DIA

A posição do PCdoB sobre a sucessão de João Paulo

Desde o dia seguinte (sem exagero) ao primeiro turno do pleito de outubro, quando se encerrou a disputa pela vaga no Senado, somos diariamente abordados em toda parte acerca da possibilidade do PCdoB apresentar candidato a prefeito do Recife – sendo o atual vice-prefeito o nome citado.

Nada mais natural. Isso decorre, certamente, da percepção que parcelas da sociedade recifense têm do papel positivo do vice-prefeito como auxiliar do atual detentor do cargo, o prefeito João Paulo, em duas sucessivas gestões plenamente vitoriosas. E da boa impressão causada pelo expressivo resultado obtido nas urnas, perto de 900 mil votos no estado e mais de 220 mil votos no Recife (33% dos votos válidos) numa disputa dificil contra um adversdárkio muito forte – o senador eleito Jarbas Vasconcelos – e ainda tendo que concorrer com outro candidato competivo, o atual secretário estadual da Saúde Jorge Gomes, do PSB.

Demais, o PCdoB e o vice-pregfeito guardarm relações amistosas e de confiança mútua com todas as correntes políticas que em Pernambuco se unem no apoio aos governos Lula, Eduardo Campos e João Paulo.

A hipótese de uma candidatura do PCdoB, além desses fatores, é abordada pela imprensa de modo recorrente.

De cera maneira trata-se de algo que vem “de fora para dentro do partido”.

O PCdoB, entretanto, não se deixa perturbar com isso. Mantém a serenidade e permanece firme no propósito de contribuir para a unidade do campo de forças do qual faz parte. Não pretende, sob hipótese nenhuma, atropelar o processo sucessório, nem admite ser fator de divisão das forças aliadas.

De outra parte, consideramos legítimo que os demais partidos do nosso campo – PT, PSB, PTB, PMN, PDT e outros – trabalhem a hipótese de apresentar candidatos.

Por isso, para os comunistas, não está na ordem do dia lançar candidatura a prefeito do Recife.

O partido se pronunciará no momento devido, no ambiente de convivência unitária que, isso sim, deseja preservar com os aliados.

Nenhum comentário: