26 março 2007

DESTAQUE DO DIA

Na mira da sociedade

Pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S. Paulo domingo (ontem), revela que a violência ocupa novamente o primeiro plano nas preocupações do brasileiro. À frente do desemprego.

Na avaliação do governo Lula – que, segundo anota o jornalista Fernando Rodrigues, emerge como o presidente da República mais bem avaliado depois de três meses no Palácio do Planalto desde o retorno do país à democracia -, os pontos negativos são exatamente relacionados com o problema.

Provavelmente deva está contribuindo para a elevação da sensação de insegurança da população o rumoroso noticiário desencadeado pelos casos de selvageria ocorridos no Rio de Janeiro e em outros lugares.

Mas o problema é sério. Assume a cada dia maior gravidade, dentre os problemas sociais que reclamam solução.

A população quer mais policiamento, mais força bruta para enfrentar a força bruta dos criminosos.

A solução efetiva para o problema requer bem mais do que isso. Exige a melhoria das condições de vida do povo, com menos exclusão e mais oportunidades de emprego; pesados investimentos em políticas públicas de caráter preventivo e, no aspecto repressivo, maior incremento do setor de inteligência.

Essa equação dá resultados. Mas carece de mais tempo, o que contrasta com as expectativas da população que se fixam no horizonte imediato.

Em Pernambuco, a julgar pelo pronunciamento do governador Eduardo Campos na reunião dos técnicos envolvidos com o Pacto pela Vida, no último fim de semana, há vontade política de caminhar nessa direção.

Nenhum comentário: