27 março 2007

DESTAQUE DO DIA

Lula prepara um tiro no próprio pé

Uma nota no G1, publicada ontem, dá conta de que o presidente Lula estaria ultimando a redação de um projeto de Lei a ser enviado ao Congresso limitando o direito de greve para categorias profissionais do serviço público.


As restrições devem atingir setores considerados essenciais, como saúde, educação e previdência e, em situações avaliadas como críticas, também as instituições policiais.

Desde que o próprio presidente mencionou o assunto, há cerca de quinze dias, a OAB se pronunciou contra, alegando inconstitucionalidade. As centrais sindicais protestaram e prometeram ir às ruas para defender o que consideram direitos inalienáveis do funcionalismo público.

A se confirmar a informação do G1, teremos mais uma peleja dentre muitas a envolver o governo.
Nesse caso, uma peleja absolutamente desnecessária e evitável.

Pois o bom senso recomendaria que o presidente, às voltas com a votação de MPs relativas ao PAC no Congresso e com a necessidade de ajustar o ritmo do governo face as mudanças ocorridas na equipe ministerial, evitasse um confronto com o movimento sindical.

Duplo erro: o de concepção, que inspira a medida; e o tático, porque ainiciativa é evidentemente inoportuna. Para sermos precisos: um tiro no próprio pé.

Nenhum comentário: