29 março 2007

Nossa coluna semanal de toda quinta-feira no portal Vermelho

Um partido imprescindível

O transcurso do 85º aniversário de fundação do Partido Comunista do Brasil, dia 25 último, objeto de atos públicos solenes e festivos em todo o país, o põe em relevo no panorama partidário brasileiro.

Dentre vários, dois aspectos chamam a atenção. Primeiro, a atividade ininterrupta do PCdoB por oito décadas e meia, em franco contraste com a trajetória dos partidos políticos no Brasil – em geral de vida efêmera, conjuntural, nada programáticos e instáveis por natureza. Características assinaladas desde o Império, a República Velha, o período que se sucedeu à Revolução de 30, da Redemocratização em 1946 ao golpe militar de 1964, de 1966 ao fim do regime militar em 1985 e nos dias atuais.

O PFL, por exemplo, grande partido conservador surgido em 1985, sequer chega à maioridade e já muda de nome e anuncia a busca de um novo ideário.

Segundo, a condição ostentada pelo PCdoB de partícipe ativo e influente na vida política nacional. Na complexidade da sociedade brasileira, não é difícil a um partido político situado à esquerda agarrar-se ao que considera princípios revolucionários e manter-se à margem do processo real do entrechoque de classes. Basta olhar em torno para identificar algumas legendas auto-condenadas ao gueto.

O PCdoB, diferentemente, desde que retornou à cena política com a Anistia, em 1977, apesar de ainda envolto num esforço de reaglutinação de quadros e militantes parcialmente dispersos pelos ataques brutais sofridos sob o regime militar, já se posicionava taticamente de modo a atuar no curso real dos acontecimentos.

Tal proeza certamente reflete o amadurecimento teórico e político experimentado pelo partido desde a Conferência Extraordinária que o reorganizou, em 1962, e sobretudo a partir de sua 6ª Conferência Nacional, ocorrida sob a dureza da clandestinidade, em 1968, que lançou os fundamentos de um pensamento tático que tem se revelado, sempre, ao um só tempo revolucionário e amplo, firme e flexível.

Demais, o partido também foi capaz de reagir com êxito à crise do socialismo e da teoria marxista que explodiu com a derrocada da URSS e dos regimes do Leste Europeu. Tomou a si a empreitada de renovar a teoria e aprofundar a compreensão do que ocorre no mundo e no Brasil e o produziu o Programa Socialista – proposta estratégica marcada por um caráter brasileiro (no sentido de que não copia modelos pré-existentes) de natureza científica (pois apoiada na teoria marxista-leninista) e factível dentro de determinadas condições políticas vislumbradas em perspectiva (porque adequado às peculiaridades do país e do nosso povo).

Assim, aos 85 anos o PCdoB se afirma como um partido imprescindível: como expressão ideológica e política de uma classe – o proletariado; e como portador do ideário que conduzirá a sociedade brasileira a transformações de envergadura, no rumo do socialismo.

Nenhum comentário: