27 março 2007

População carcerária cresce

No Blog da Folha:
Jarbas/Mendonça: a explosão do crime
. Nos últimos três anos, final das administrações Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Mendonça Filho (PFL), a população carcerária de Pernambuco cresceu na mesma velocidade com que o Estado batia e bate recordes de violência e homicídios.
. Segundo dados do Ministério da Justiça, em dezembro de 2003, no primeiro levantamento disponível com números regionalizados, havia no Estado 12.488 presos, quase quatro mil além da capacidade total das penitenciárias.
. Em apenas três anos, dezembro de 2006, a população explodiu, aumentou 26,34%, chegando à marca de 15.778.Sinal de que houve pouco ou quase nenhum investimento no sistema priosional nesse período, o déficit de celas subiu na mesma proporção da quantidade de presos.
. O déficit, número de presos que ultrapassa a capacidade das prisões, chegou a 7.522.Os números estão disponíveis no Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. Sobre os dados de Pernambuco, leia mais aqui e aqui.
Estado de joelhos
. Não é por outra razão que Pernambuco chegou a uma situação de completa impotência. Veja o que disse à Folha de Pernambuco, sexta-feira (23), o diretor do sistema prisional do Estado, coronel Humberto Vianna, sobre o fato de os presos da Barreto Campelo, penitenciária de segurança máxima, terem conseguido destruir cadeados, invadir um pavilhão e chacinar seis detentos:"Hoje, eu não tenho nenhuma garantia de que o que aconteceu não vá se repetir. Eu não garanto."Veja aqui a entrevista completa.
. No governo Lula, cresceu 67,65%A população carcerária brasileira aumentou 67,65% no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com dados do Infopen (Sistema Integrado de Informações Penitenciárias) do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), divulgados hoje pela Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: