25 abril 2007

Contra a reeleição


No Blog de Josias de Souza:
Tarso mantém articulação para acabar com reeleição
. Lula abriu a semana declarando, em seu programa semanal de rádio, o seguinte: “Eu sou um presidente reeleito, portanto, eu não posso agora dar palpite na reforma política no que diz respeito à reeleição.” A despeito dessa afirmação, o ministro Tarso Genro (Justiça) reafirmou, em entrevista ao blog, a decisão de abrir o debate sobre o fim da reeleição na próxima reunião do conselho político do governo, integrado pelos partidos que compõem o consórcio de apoio a Lula no Congresso.
. O ministro não age por conta própria, mas articulado com o chefe. “O governo não tem a meta de mandar uma emenda constitucional propondo o fim da reeleição”, disse Tarso. “O que nós queremos é dizer para os partidos da coalizão o seguinte: o presidente tem uma posição antiga sobre isso [contrária à reeleição]. Se a oposição quiser conversar, nós vamos conversar e trabalhar juntos para que ocorram eleições gerais, cinco anos de mandato e sem reeleição.”
. E quanto à tese da prorrogação de mandatos? “Sobre isso, o governo tem uma posição firme. Nós somos contra qualquer tipo de prorrogação de mandato. Seja de deputado, de prefeito ou de governador. Achamos inclusive que a colocação desse tema não serve ao diálogo que se pretende estabelecer com a oposição. Cria uma visão imediatista, que não serve para ninguém. Poderíamos caminhar para um processo de adaptação. Depois de definido o fim da reeleição, com mandato de cinco anos, as regras se aplicariam aos próximos mandatos, que teriam a coincidência. e não os atuais”.

Nenhum comentário: