26 abril 2007

DESTAQUE DO DIA

A essência e a aparência

Se você olhar as colunas políticas e as matérias que freqüentemente ocupam espaços em nossos jornais, o pleito municipal vindouro não é em 2008, é daqui pra dezembro. Isto porque do que mais se fala é de candidaturas, tantas que a própria legislação eleitoral teria que ser alterada para dar lugar a sublegendas. E também se faz conjecturas sobre alianças entre partidor, tidas como praticamente certas, apesar da ausência de qualquer discussão nesse sentido entre os próprios partidos.

A ansiedade – digamos assim – da imprensa faz sentido. Ocupa um vazio – o da falta de um debate mais qualificado, com centralidade em questões substantivas, capaz de lastrear possíveis alianças e de viabilizar candidaturas unitárias, parcial ou plenamente.

Como não se discute a essência, que se noticia a aparência – essa é a regra que se impõe.

O PCdoB dará uma contribuição para colocar em pauta os problemas substantivos. Uma comissão criada pela direção regional comunista, formada pelo deputado Luciano Moura, pelo presidente estadual do Instituto Maurício Grabois, Lúcio Monteiro, e por esse amigo de vocês, que responde pelas relações institucionais e políticas públicas no Comitê Estadual do PCdoB, organizará uma seqüência de palestras acerca dos problemas atuais e dos desafios dos nossos municípios em Pernambuco.

Serão palestrantes personalidades do mundo político, acadêmico e da vida social, filiados ou não a partidos políticos. Os debates ajudarão a arejar a cena política e contribuirão para a capacitação de militantes e ativistas para a batalha de 2008 – que ainda está longe e comporta uma longa estrada para discussão, antes de definições que ainda reclamam amadurecimento.

Nenhum comentário: