30 abril 2007

Haddad defende lei de responsabilidade no ensino

Na Folha de S. Paulo:
. A divulgação das medidas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), novo indicador de qualidade do ensino, evidenciou mais uma vez a necessidade de reformulação no setor com a constatação de que apenas 0,8% dos municípios têm, hoje, patamares de qualidade considerados ideais.
. O principal personagem do novo plano -o ministro da Educação, Fernando Haddad, 44- afirma que alguns pontos que receberam críticas de especialistas podem ser contemplados em ações futuras. Um deles é a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional que, assim como faz a Lei de Responsabilidade Fiscal, crie mecanismos de punição a prefeitos que não investirem adequadamente no setor.
. "É do interesse do MEC discutir a criação de uma lei de responsabilidade educacional. A sociedade poderá amadurecer a idéia com nosso apoio", disse o ministro da educação em entrevista à Folha.
. Ele defendeu também o Inep, órgão responsável pela divulgação das estatísticas educacionais, das críticas por causa da revisão da média de algumas cidades, especialmente São Paulo, na Prova Brasil (exame do MEC que avalia qualidade). Segundo Haddad, houve um erro na leitura de algumas provas, o que levou o MEC a corrigir as notas e informar as cidades.
. Assinantes do UOL podem ler a entrevista na íntegra clicando aqui http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3004200724.htm

Nenhum comentário: