22 abril 2007

Pacto pela Vida

No Blog de Jamildo:
Eduardo reúne Fórum Estadual de Segurança para dar os retoques finais no Pacto pela Vida
· Tem 114 páginas o anteprojeto do Plano Estadual de Segurança Pública (Pacto pela Vida) que está sendo analisado durante este sábado (21), no Palácio do Campo das Princesas, por cerca de 60 representantes do governo do Estado e da sociedade civil.
· A reunião é tocada em ritmo acelerado pelo governador Eduardo Campos. Ele quer que todas as questões sejam debatidas até o final da tarde para que a versão final do projeto possa ser votada amanhã pelo mesmo grupo de pessoas, que compõem o Fórum Estadual de Segurança.
· O lançamento oficial está previsto para a próxima sexta (27), mas ainda não foi confirmado. A reunião deste sábado não é aberta à imprensa.
· O anteprojeto debatido hoje contém as conclusões do trabalho realizado por 16 câmaras temáticas sobre diversos pontos relativos à segurança pública.
· Coordenadas pelo sociólogo e assessor especial do governador, José Luiz Ratton, as câmaras ficaram reunidas por um dia inteiro no últmo dia 25 de março, no Colégio da Polícia Militar do Derby.
· Da sua composição fizeram parte integrantes do governo, representantes de policiais e entidades da sociedade civil.
PONTO A PONTO
· A reunião no palácio neste sábado começou às 8h30. O projeto está sendo lido ponto a ponto e as sugestões de alteração podem ser feitas por quaquer um dos 60 participantes.
· Mas para ganhar velocidade, o governador controla rigidamente o tempo de cada intervenção.
· Até o coffee-break da manhã foi cancelado. E o almoço (filé de cioba e pernil de porco), servido na própria mesa de trabalho, no Salão das Bandieras.
· Do encontro de hoje, participam, além do governador, o vice João Lyra Neto, quase todos os secretários, o comandante geral da PM Coronel Iturbson dos Santos, o presidente da Assembléia Legislativa Guilherme Uchôa (PDT), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado Fausto Freitas e representantes da sociedade civil, como o presidente da OAB/PE Jayme Asfora e a presidente do Movimento Tortura Nunca Mais Amparo Araújo.
· A idéia do governo com o Pacto pela Vida é estabelecer metas, delegar tarefas e implantar um sistema de acompanhamento e cobrança no sentido de combater os índices de violência e garantir maior segurança para a população.
· A conferir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos ver se esse Pacto sai da conversa e produz resultados. A gente sabe que essas reuniões são importantes, mas fica impaciente com a falta de medidas eficazes e imediatas.
Hermano, Recife