24 abril 2007

A PM no governo Eduardo Campos

No Blog de Jamildo:
Livrar a PM de sua banda podre é uma das saídas para reduzir violência
. O governador Eduardo Campos, em função da liturgia do cargo, não pode sair por aí falando horrores da gloriosa Polícia Militar.
. Nos bastidores, entretanto, não há receio em cortar na carne, com a expulsão dos policiais envolvidos em problemas. O governador vem citando publicamente o estouro dos dois grupos de extermínio que foram denunciados na semana passada, sempre com a participação de PMs, como executores.
. Conforme fontes do governo, na nova gestão, a ordem é não procrastinar os inquéritos que estão na corregedoria militar e envolvem investigações de maus policiais. “Existem 300 policiais nesta situação e vão todos para o pau (julgamento, com punições), expulgando os maus policiais”, informam auxiliares do governador, nesta manhã.
. O paralelo é distante, mas não despropositado. A grande campanha para varrer a corrupção em tempos recentes foi feita em Nova York. Em 1994, o então prefeito da cidade, Rudolph Giuliani, decidiu jogar duro contra o crime e, além de não tolerar delitos, determinou aos chefes de polícia que limpasse os quadros da polícia de membros corruptos. Um sem número de policiais foi investigada e outros tantos demitidos. Como resultado, a criminalidade despencou. Depois de ocupar o primeiro lugar entre as 150 cidades mais violentas do mundo, era a última em 1996.
. Eduardo não é Giuliani, nem Romero é William Bratton, mas não resta dúvida que, no caso da nossa PM, a doença e o remédio são os mesmos.

Nenhum comentário: