24 abril 2007

Segurança cidadã

Do Boletim Diário, da PCR:
Vice-prefeito debate Segurança Cidadã
. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, participou, na tarde desta segunda-feira (23), do simpósio internacional sobre Novos Consórcios Públicos para Governança Metropolitana e Prevenção à Violência Urbana, que acontece no Hotel Manibu, na avenida Conselheiro Aguiar, 919, em Boa Viagem (zona Sul do Recife). O evento, que segue até a quinta-feira (26), é uma promoção das prefeituras do Recife, de Olinda e de Camaragibe, do Ministério das Cidades e da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA). O objetivo é a capacitação das instituições através do intercâmbio de conhecimentos.
. Luciano Siqueira participou do debate sobre Segurança Cidadã e Gestão Metropolitana, juntamente com representantes da Colômbia, Canadá, universidades de São Paulo e Federal de Pernambuco, Governo do Estado e Prefeitura de Olinda. “Ouvimos os depoimentos de estudiosos e especialistas a respeito desse assunto. Mas agora vocês vão ouvir a opinião de um ex-médico e aprendiz de gestor público, que passou a sua vida como fugitivo da justiça, durante a ditadura militar brasileira. Na condição de ‘coringa’, eu estou envolvido com o tema na Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife”, informou Luciano Siqueira, que fez alusão aos conferencistas e debatedores presentes à mesa.
. “Antes era a segurança do Estado que estava em primeiro plano, durante os regimes totalitários. Agora, o alvo é o próprio cidadão”, conceituou o vice-prefeito durante sua palestra, que também abordou as ações de prevenção à violência na Bacia do Beberibe (que inclui os municípios de Olinda, Recife e Camaragibe), e como o tema é tratado no continente americano. Por fim, Luciano Siqueira falou sobre a importância do novo projeto de desenvolvimento: uma ação conjugada entre as cidades. “São estruturações prévias para que as prefeituras pudessem atuar junto das demandas de políticas públicas. Apesar das realidades extremamente desiguais entre esses municípios”, concluiu.

Nenhum comentário: