30 maio 2007

China: governo regula bolsa

No Acerto de Contas, por Pierre Lucena:
China aumenta taxação nas ações e Bolsa de Xangai tem dia negro
. Com o anúncio do Governo Chinês de elevar a taxação da negociação de ações, de 0,1% para 0,3%, a Bolsa de Xangai acaba de fechar em uma baixa de fazer inveja até a Bin Laden no dia 11 de setembro: -6,5%.
. Realmente a China é um caso a parte. O efeito dessa taxação sobre a bolsa é a mesma que a CPMF tinha aqui no mercado brasileiro, de inibir a negociação.
. Não há coisa pior para o mercado de capitais do que uma taxação sobre a negociação. Se a intenção do Governo é a de acalmar a especulação em Xangai, pode ser um tiro no pé.
Para uma bolsa de valores ser saudável, é essencial o especulador para dar liquidez.
. Explicando melhor, o objetivo inicial da Bolsa de Valores é de arrumar financiadores para as empresas, através da emissão de ações, incorporando novos sócios às empresas. Para que a empresa consiga obter financiamentos a taxas razoáveis, é necessário que a Bolsa de Valores tenha muita liquidez (em outras palavras, muita gente negociando). Se não existir muita liquidez, os agentes não se sentem confortáveis para comprar ações, porque teriam dificuldades de vender depois.
. Por essa razão, até o especulador é importante em uma bolsa. Mas como a China é um caso a parte, não posso nem afirmar que estão fazendo algo errado. Quando todos falam isso, eles provam o contrário.

Nenhum comentário: