20 maio 2007

Cinema & política

No Vermelho:
Estudo inédito mostra visão dos cineastas sobre a política brasileira
. Em estudo inédito, o professor de Ciência Política e Teoria Social Carlos Luiz Strapazzon, coordenador de pós-graduação, pesquisa e extensão das Faculdades Curitiba, listou 121 filmes nacionais que abordam questões políticas para saber como a política brasileira é vista pelos cineastas.
. Os temas realistas e críticos foram os preferidos nas produções. A crítica ao regime autoritário e à violência do período ditatorial, por exemplo, foi tema de 27 filmes. As guerras nas quais o Brasil se envolveu, as rebeliões armadas regionais e os conflitos armados com motivos políticos estavam presentes em 20 filmes.
. Além desses, também despontam na filmografia estudada as biografias, principalmente de presidentes e líderes de rebeliões e movimentos sociais e políticos, e filmes que convidam ao engajamento e fazem críticas à alienação.
. As obras analisadas são resultado de 68 anos de produção cinematográfica e foram classificadas pelo pesquisador em dez grandes temas: regime autoritário de 1964; guerras, rebeliões ou conflitos armados locais; biográficos; ideologias, engajamento e alienação; violência urbana, injustiça social e ausência de Estado; trabalhadores na política; regime de Getúlio Vargas; “mandonismo” local; costumes e cultura política; e campanhas eleitorais. Várias das produções se encaixam em mais de um tema.
. Veja a reportagem clicando aqui http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=18249

Nenhum comentário: