23 maio 2007

DESTAQUE DO DIA

Coincidência de mandatos, uma boa idéia

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 6, que estabelece a unificação das eleições no país em 2010. O relator da matéria, deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA) debateu o assunto ontem, 3° Encontro Nordestino de Prefeitos, no Recife.

Flávio Dino arrola três argumentos consistentes em favor da medida.

Um, a redução dos gastos com campanha, amainando a influência do poder econômico.

Dois, eleições gerais, de cima a baixo, da presidência da República às Câmaras Municipais permitiriam maior coerência às alianças políticas.

Três, eleições a cada quatro anos, ou cinco, se for o caso, evitarão que a gestão pública seja contaminada pela campanha, como hoje, que se sucedem a cada dois anos.

Flávio Dino ainda aduz que a unificação das eleições reforçaria a proposta de financiamento público das campanhas, cujos gastos diminuiriam pela metade.

Tudo isso faz sentido. Resta saber se os grandes partidos conservadores encampam a idéia, tornando-a exeqüível. E isso não é fácil.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

O deputado Flávio Dino tem razão, seria benéfica para a democracia a coicindência de mandatos, mesmo que para que isso aconteça seja necessário prorrogar o mandato dos atuais prefeitos e vereadores.
Ana - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Seria muito bom simplificar as eleições e para eleitor as coisas poderiam ficar mais claras, além da economia das campanhas.
Aristeu - Jaboatão

Anônimo disse...

Caro Luciano, tenho mais simpatia por uma outra idéia: em um ano aconteceriam as eleições para discutir as questões mais "locais" - Governador, Deputado Estadual, Prefeito e Vereador; e em outro, as eleições para discutir o país - Presidente, Senador, Deputado Federal. Acho que isso melhoraria o debate.

Sem falar que decorar o número de SETE candidatos diferentes é bronca! Um abraço.