25 maio 2007

DESTAQUE DO DIA

Pobres impulsionam indústria de materiais de construção

A simples observação empírica nos permite constatar sinais claros de aquecimento de atividades econômicas associadas à expansão do consumo. Na periferia do Recife, por exemplo, o aumento de lojas de eletrodomésticos. E de materiais de construção também.


Hoje vêm à luz dados de um estudo feito pela consultoria Booz Allen para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) que merecem atenção.

Aproximadamente 80% dos imóveis novos construídos no Brasil são feitos de forma independente, pela pessoa física. Nas classes C, D e E, esse índice chega a 95%. O que fomenta o mais prolongado período de expansão da indústria de materiais de construção verificados nos últimos cinco anos.

Curiosamente, ainda segundo a pesquisa, embora tenha captado rapidamente mais de R$ 11 bilhões na bolsa no ano passado, a construção formal ainda tem modesta participação no crescimento de 9% que os fabricantes de materiais de construção acumulam em 2007.

Isso tem a ver com acesso da população menos aquinhoada ao crédito, que permite liberar uma demanda espontânea reprimida nos anos neoliberais, de Collor a FHC.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Se o povo mais pobre e a classe média voltam a consumir isso significa que a economia está melhorando, resta saber se a alegria dura muito ou pouco, depende da firmeza de Lula contra os banqueiros e atravessadores.
Henrique

Anônimo disse...

Quer dizer, então, que a população que nada tinha passa a ter alguma coisa e isso mostra que o governo Lula está fazendo algo em favor do povo.
A oposição ficada danada da vida, mas a verdade é essa.
Ana Cláudia Souza

Anônimo disse...

Isso de a classe média e a classe mais pobre construir suas próprias casas ou reformá-las e com isso estimular a indústria de materiais de construção é um milagre. No tempo de FHC, nem pensar.
Rosinete Gomes