28 maio 2007

DESTAQUE DO DIA

Movimentos sociais numa postura correta

Uma semana após a jornada de mobilizações organizada por entidades nacionais de trabalhadores e estudantes, vale anotar, para efeito de acompanhamento do evolver da situação política do país, a demonstração de força como saldo.

Ocorreram atos públicos, passeatas, greves de advertência, ocupações e grandes assembléias em praticamente todo o país. Isso em boa parte devido ao ambiente de abertura mútua estabelecido entre as mais diversas correntes políticas presentes nos movimentos sociais, inclusive entre algumas que alimentam contradições antagônicas entre si.

Demais, as manifestações tiveram um traço duplo, de apoio a Lula quanto ao veto presidencial à Emenda 3 da Super Receita; e de contestação ao governo quanto à tentativa de restringir o direito de greve dos trabalhadores do serviço público.

No saldo geral das manifestações, dois elementos de real grandeza: a capacidade de pressão dos movimentos sociais, que em muito podem contribuir para que o governo avance; e a independência desses movimentos em relação ao governo, fator essencial para a boa prática democrática.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou de acordo, asmassas têm que pressionar o governo e apoiar quando for necessário, mas mantendo a sua independência, não pode ter sindicato chapa branca.
Henrique