30 maio 2007

DESTAQUE DO DIA

Liberais contra governos populares

O Democratas, nova denominação do PFL, no afã de encontrar uma nova roupagem para o velho ideário liberal (neoliberal, para sermos contemporâneos), promove um seminário, quinta-feira próxima, em São Paulo, que se anuncia como centrado na crítica ao que chama de “novo populismo”.

Na verdade, a crítica é direcionada a governos como o de Lula, de Hugo Chávez e seus assemelhados na América do Sul, que caracterizam um novo ciclo de mudanças de sentido democrático e progressista em nosso subcontinente. Mudanças que ainda não assumem conteúdo mais avançado em razão de constrangimentos macroeconômicos que, de um modo ou de outro, atuam tanto no Brasil como no Chile, no Uruguai, na Argentina e no Equador e até mesmo, em certa medida, na Venezuela.

De outra parte, a aventura neoliberal que tantas distorções e prejuízos sociais provocou nesses países, foi rejeitada nas urnas, demonstradas com nitidez suas mazelas.

O Democratas (ex-PFL), desse modo, na busca de um novo (sic) ideário, contraditoriamente se reencontra com o velho e surrado liberalismo.

*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: