23 maio 2007

Grito da Terra reinvidica


Da Agência Brasil:
Contag reivindica política de entressafra no Ministério do Trabalho e Emprego
. Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se reuniram hoje (22) com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para reivindicar a criação de uma política de apoio aos assalariados de entressafra.
. Segundo o diretor de Assalariados da entidade, Antônio Lucas Filho, os trabalhadores são dispensados ao final da safra e ficam sem receber o seguro-desemprego e os salários correspondentes ao prazo do aviso prévio. “Ele [trabalhador] fica desprotegido, e até que consiga um novo emprego, demora de quatro a cinco meses”.
. Durante a reunião, os trabalhadores também pediram o apoio do ministro no processo de votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438, que estabelece a expropriação de propriedades onde forem encontradas trabalho em situação análoga à de escravidão.
“Estamos fazendo toda uma pressão nacional para que a PEC seja votada na Câmara dos Deputados”, afirmou Lucas Filho.
. Os pontos discutidos nesta terça-feira fazem parte da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil, movimento organizado pela Contag desde 1995.
. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego, as reivindicações serão analisadas pelo ministro, que está disposto a dialogar com os trabalhadores.
Além do encontro da Contag com o governo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Fetag – RS) participou de duas audiências.
. A primeira ocorreu hoje com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. No encontro, foi debatida a inclusão dos agricultores assentados que recebiam crédito fundiário no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
. A segunda reunião foi realizada com a gerência de Agronegócios do Banco do Brasil. De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Sérgio de Miranda, o encontro foi para tentar renegociar as dívidas dos agricultores.
. “As safras frustradas, aliadas aos baixos preços, fizeram com que os agricultores acumulassem dívidas. Estamos solicitando a prorrogação delas”.
. Outro ponto foi o financiamento dos trabalhadores rurais para a produção de trigo. Segundo Miranda, a maioria dos produtores do estado não tem conseguido o financiamento. “A direção do banco prometeu encontrar uma solução sobre isso”.

Nenhum comentário: