26 maio 2007

Transposição sai do papel

No Jornal do Commercio, por Angela Fernanda Belfort
. As obras de transposição das águas do Rio São Francisco serão iniciadas no próximo dia 25 de junho. Na próxima semana, o Exército vai instalar os canteiros de obra em Cabrobó e em Floresta - ambas no sertão do Estado. O Exército fará as primeiras escavações nos locais por onde vão passar os dois grandes canais do projeto, o Eixo Norte e o Eixo Leste. Eles vão levar as águas do Velho Chico a vários municípios de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. . O projeto é defendido pelas autoridades como uma alternativa para a falta de água numa parte do Semi-Árido nordestino. As discussões sobre o projeto já duram 150 anos. A sua execução custará cerca de R$ 4,5 bilhões que sairão do governo federal. A transposição é uma das principais promessas do governo Lula.
. A primeira vez que se desenhou um esboço de um canal que fizesse a ligação do São Francisco com o Rio Jaguaribe - no Ceará - ocorreu no Brasil Império em 1857. Desde então, foram vários traçados de transposição. Nos últimos 13 anos, a União anunciou três desenhos diferentes para a transposição.
. O projeto que será realizado foi definido na gestão dos ex-ministros Ciro Gomes e Pedro Brito e prevê a retirada de 26 metros cúbicos por segundo de água e a interligação dos dois grandes canais com açudes já existentes e outras barragens que serão construídas. A iniciativa vai beneficiar 12 milhões de pessoas que vivem no Nordeste Setentrional, segundo o governo federal.

Nenhum comentário: