27 junho 2007

"Brasil Alfabetizado"

No Boletim Diário da PCR:
Vice-prefeito participa de cerimônia do Brasil Alfabetizado
O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiou a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Brasil Alfabetizado de Olinda, nesta quarta-feira (27). O evento aconteceu no Mercado Eufrásio Barbosa, no Bairro do Varadouro, às 9h, e teve a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad; a prefeita de Olinda, Luciana Santos; e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins.

O ato foi aberto com a leitura de uma carta de agradecimento da aluna Maria Amaro da Silva, de 85 anos. “Eu não sabia ler. A minha professora foi na minha casa e me convenceu a participar do programa. Dessa forma, tive o direito e a oportunidade de aprender a ler e a escrever e a sonhar com um país melhor”, afirmou a aluna, que recebeu o certificado do programa das mãos do ministro Fernando Haddad.Após assinar o termo de adesão da 5ª Etapa do Plano de Desenvolvimento de Educação de Olinda, o ministro congratulou os alunos e falou da dívida que o país tem com o Nordeste.

“Parabéns aos formandos por esse dia tão especial. Com o programa, o Governo Federal realiza um pacto para resgatar a dívida histórica que o país tem com essa região. Gostaria de pedir para que todos agora passem a atuar como multiplicadores desse conhecimento e se tornem parceiros do Brasil Alfabetizado nessa missão”, conclamou o ministro.

“As pessoas se comunicam pelo olhar, pelo sorriso, por palavras pronunciadas e também se comunicam pela escrita. A formatura de hoje, de quatro mil pessoas, significa a inclusão social de milhares de pessoas que poderão se comunicar e exercer a sua cidadania de forma mais efetiva. Os alunos e o Brasil Alfabetizado estão de parabéns”, disse o vice-prefeito Luciano Siqueira, que entregou o certificado de formatura ao aluno Sipriano Luiz da Silva.

Brasil Alfabetizado - O Programa Brasil Alfabetizado trabalha diretamente com a alfabetização de jovens e adultos, promovendo a escolarização e o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida. Também são objetivos do programa ampliar o período de alfabetização de seis para oito meses; pagar bolsa para alfabetizadores, aumentando a quantidade de turmas em regiões de baixa densidade populacional e em comunidades de periferias urbanas; implantar um sistema de monitoramento e avaliação do programa; e dar maior oportunidade de continuidade de escolarização de jovens e adultos.
Foto: Luciano Ferreira

Nenhum comentário: