20 junho 2007

Para onde estamos indo?

No Vermelho, por Sérgio Barroso:
Novos dados e tendências estruturais da economia brasileira
. Historicamente, a indústria sempre foi o carro-chefe do crescimento econômico no Brasil. De acordo com a nova metodologia estatística das Contas Nacionais, da pesquisa mensal do IBGE sobre a indústria brasileira, em abril há consolidação de uma expansão nos quatro primeiros meses deste ano, relativamente aqueles de 2006, apresentando um crescimento de 4,3% (2,9% entre janeiro/abril de 2006 para igual período de 2005).
. No entanto, após os seis meses anteriores nos quais a expansão do crescimento industrial se mantinha, vistas às variações sazonais, constata-se um freio neste curso: houve retração de atividade em onze dos 23 ramos pesquisados que têm séries ajustadas sazonalmente.
. Na composição da série mensal, novamente o destaque foi o setor de bens de capital: crescimento de 17,4% para abril de 2006, bem acima da média da indústria. Nos quatro primeiros meses do ano, todos os segmentos da indústria por categoria registraram variação positiva. A maior taxa de expansão foi verificada no segmento de bens de capital (15,4%).
. Veja o artigo na íntegra clicando aqui: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=19896

Nenhum comentário: