23 junho 2007

Sobre Manuel Corrêia de Andrade


No Blog de Jamildo:
Autoridades reverenciam Manuel Corrêia
Leia mais depoimentos de autoridades do Estado e membros da comunidade acadêmica sobre a passame de Manoel Correia de Andrade
Amaro Lins Reitor da UFPE
"Costumávamos chamá-lo de mestre. Ele é um exemplo de dedicação à causa da educação como um todo e ao conhecimento das condições sociais, econômicas vinculadas à construção da sociedade, do povo de Pernambuco, do Nordeste e do País. O maior estudioso de Geografia hoje do país, uma referência nacional e internacional. Um homem que sempre teve um grande compromisso com as causas do povo e se preocupou muito em compreender as razões das diferenças entre as pessoas, entre as regiões. Ele sempre pensou no passado, planejando e projetando coisas para o futuro. Importante dizer que o último projeto surgiu de um pedido meu, a partir de suas viagens para o interior. Pedi a ele para organizar um programa de seminários para mostrar, principalmente aos alunos da universidade, o que é o Estado de Pernambuco, nos diversos aspectos sociais, econômicos, culturais. Vamos realizar estes seminários, agora muito mais como uma homenagem."
Luciano Siqueira vice-prefeito no exercício da Prefeitura do Recife
"O Brasil perdeu um dos estudiosos mais argutos, autor de uma obra vasta, sistêmica e coerente, que comparo a outros ilustres pensadores como Aurélio Buarque de Holanda, Milton Santos, Nelson Werneck Sodré e Gilberto Freyre."
Sergio Rezende Ministro da Ciência e Tecnologia e professor emérito da UFPE
"Foi com muita tristeza que soube do falecimento do professor Manoel Correia, um dos intelectuais mais importantes do Nordeste e do Brasil nos últimos tempos. Acompanhei de perto a trajetória do professor Manoel Correia desde a década de 70, quando fomos colegas no Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco. Encontrei-o há um mês e ele estava com toda a energia e o entusiasmo de sempre. Era um profundo conhecedor da realidade do Nordeste e suas contribuições para o conhecimento da história e da geografia serão inestimáveis para traçar melhores caminhos para o desenvolvimento da região."
Edvânia Torres Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE
"Este cientista, que morre com 84 anos, em plena vitalidade intelectual e produtiva, conseguiu imprimir um ritmo marcante pela profundidade e vanguardismo de suas idéias. Sua tenacidade e vitalidade reconhecida por todos, ficou presente mais uma vez, na sua última participação em eventos acadêmicos, ocorrido na mesma semana de seu falecimento."
Jaime Gusmão Professor emérito da UFPE, do Departamento de Engenharia Civil
"A relevância dos serviços prestados à sociedade é imensa. Suas contribuições no campo da geografia humana fazem dele uma figura excepcional."
Jorge Siqueira Ex-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE
"Perdemos um grande leitor, decifrador e intérprete do Nordeste e do Brasil. Ele era uma figura singular e seu legado científico é de suma importância para o entendimento da terra, do homem e da cultura desse País."

Nenhum comentário: