19 julho 2007

Ácaro predador


Na Ciência Hoje:
Espécie encontrada no Brasil pode ser solução para praga que afeta tomateiros na África
. Uma criatura microscópica pode ser a salvação de plantações de tomate no mundo inteiro. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que um ácaro encontrado apenas na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, é o predador ideal para o Tetranychus evansi , ácaro que destrói tomateiros. O ácaro predador, cujo nome é Phytoseiulus longipes , foi enviado ao Quênia, na África, onde a praga vem causando prejuízo aos agricultores.
. Em parceria com o Centro Internacional de Fisiologia dos Insetos e Ecologia (Icipe, na sigla em inglês), sediado no Quênia, o Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, procurava desde 2000 o melhor inimigo natural para o ácaro do tomateiro. “Foi como encontrar uma agulha no palheiro”, diz o entomologista Gilberto José de Moraes, coordenador da pesquisa. Os outros predadores testados não conseguiam controlar a praga, porque sua ação era dificultada pela estrutura da planta, cujas folhas são cobertas por glândulas pegajosas. Somente após anos de trabalho o P. longipes foi encontrado e identificado como um eficiente predador.
. A espécie só vive na região urbana de Uruguaiana e ainda não foi localizada em outras áreas do Brasil. Diferentemente dos outros ácaros presentes em regiões urbanas, que provocam alergia em algumas pessoas, o P. longipes não oferece riscos à população. “Analisamos toda a literatura sobre esta e outras espécies da mesma família e nada é dito sobre riscos à saúde humana ou de outros animais”, explica Moraes.

Nenhum comentário: