18 julho 2007

DESTAQUE DESTA QUARTA-FEIRA

Gente qualificada para o desenvolvimento

O Brasil retoma a duras penas o crescimento econômico tendo como vetor a indústria de ponta. Mas falta gente especializada, notadamente nos setores de petróleo, siderurgia, construção e metalurgia.

Por isso, empresas vêm recorrendo a aposentados – ou apelam para que os que estão em condições de se aposentar permaneçam em atividade, segundo informa o Valor Econômico.
Se o ensino de nível médio e superior já era cronicamente deficiente, desde Collor e acentuadamente com FHC ficaram à deriva. Não interessava a um modelo de desenvolvimento dependente do capital financeiro externo formar mão de obra qualificada. Erro estratégico, cujos efeitos se revelam agora.

O governo Lula, ao contrário, no rumo de um projeto de desenvolvimento nacional, trabalhar para atingir 75 novas escolas técnicas federais nas diversas regiões do país, além de reinvestir e ampliar as universidades públicas, com o propósito de elevar o padrão dos recursos humanos agora indispensáveis.

*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: