26 julho 2007

DESTAQUE DESTA QUINTA-FEIRA

Uma queda de braço de resultados imprevisíveis

Cerca de 100 mil servidores públicos de universidades federais, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Ministério da Cultura estão em greve. Não há sinais de acordo. O impasse prejudica algumas áreas importantes, como o atendimento em hospitais universitários, procedimentos relativos à reforma agrária, acesso a bibliotecas e museus, dentre outras.


As principais reivindicações são reajuste do vencimento básico, paridade salarial com outras categorias do serviço público e contratação de pessoal.

Ambos os lados se mantêm inflexíveis. Da parte do governo, prevalece a política da mão firme, de olho nas metas inflacionárias e, sobretudo, no superávit primário. Cedendo aos funcionários, o governo teme abrir precedentes que lhe tirem o controle da gestão ortodoxa da economia.

Os resultados da quebra de braço devem ultrapassar os limites das pautas de reivindicação dos grevistas. Pode enfraquecer a representação sindical e aumentar o fosso entre o governo e o funcionalismo.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: