17 julho 2007

Interpretação de Inaldo

No Jornal do Commercio (coluna Pinga-Fogo), por Inaldo Sampaio:
Com as suas próprias pernas
Agora é oficial. Reunido em São Paulo no último dia 6 o comitê central do Partido Comunista do Brasil, do qual faz parte o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, decidiu sair da sombra do PT e caminhar com suas próprias pernas nas próximas eleições municipais. Conforme o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, isso não significa um rompimento com o PT.

O partido continuará na base de apoio ao presidente Lula, mas não será mais satélite do PT. Sua prioridade daqui para frente será o fortalecimento do bloco de esquerda composto, além dos comunistas, pelo PSB, PDT, PRB, PMN e PHS.

Numericamente falando, o PCdoB tem pouca expressão tanto na Câmara como no Senado: apenas um senador (Inácio Arruda, do Ceará) e 12 deputados federais, entre eles o pernambucano Renildo Calheiros, líder da bancada na Câmara Federal.

Mas, por ser o único partido verdadeiramente comunista do país, ainda tem simpatizantes na velha esquerda e entre os que sonham com a implantação do regime comunista no Brasil.
Caso o comitê central resolva pôr em prática o que foi decidido na reunião de São Paulo, em pelo menos 10 capitais, incluindo o Recife, o partido terá candidato próprio às eleições do próximo ano. O candidato do Recife não poderia ser mais natural: o atual vice, Luciano Siqueira, que teve quase 1 milhão de votos para senador nas eleições majoritárias de 2006.

O deputado Aldo Rebelo disputaria em São Paulo, Jandira Feghalli no Rio de Janeiro e Manuela D’Ávilla em Porto Alegre.

Um comentário:

Anônimo disse...

A eleição em Recife é em dois turnos, por isso pode ter dois candidatos do lado do prefeito João Paulo e um deles ser o vice-prefeito, que é o mais preparado.
Aristeu