30 julho 2007

Nosso artigo sobre Ariano Suassuna no jornal "A Classe Operária"


A Classe Operária:
Guerreiro do Sol
por Luciano Siqueira
. Ariano Vilar Suassuna – teatrólogo, romancista, poeta, pintor, gravador, desenhista, professor – completou 80 anos a 16 de junho passado, “bem disposto, bem-humorado e animoso”, homenageado por gente e instituições de diversos lugares, sempre saudado como clássico da cultura brasileira.
. É um fazedor de fusões e de reinvenções. De clássicos como Cervantes e Gogol, Euclides da Cunha e Gregório de Matos, bebe influências que mescla com a sonoridade de cantadores de desafios, aboios e cantorias e de tocadores de pífanos e rabecas e com o cheiro do barro e o calor inclemente da terra árida de Taperoá, sertão paraibano, onde viveu a infância e para onde retorna com freqüência para mergulhar na releitura da própria obra.
. No romance e no teatro, assim como nas suas iluminuras – onde formas artesanais e emblemáticas são dispostas simetricamente através de cuidadosa diagramação –, e nos versos de uma poética mágica e exata, realiza uma releitura erudita da cultura que brota do povo.
. O Movimento Armorial, que fundou em 1970, é tudo isso em muitas linguagens – música, dança, tapeçaria, pintura, teatro, poesia, literatura, artes plásticas – e, segundo costuma afirmar, “uma tomada de posição em favor da cultura brasileira”.
. Leia o artigo na íntegra clicando aqui http://www.vermelho.org.br/museu/classe/300/especial.asp

Nenhum comentário: