20 agosto 2007

O PCdoB e a juventude


Na Folha de Pernambuco:
PCdoB é uma das siglas mais lembradas
Seja na luta pela liberdade política nos anos da ditadura ou na atualidade, em meio a escândalos e desvalorização dos partidos, o PCdoB continua sendo uma legenda sempre lembrada pelos jovens na hora da filiação partidária. No último Congresso na União da Juventude Socialista (UJS), realizado em junho de 2006, 14 mil jovens se filiaram à sigla.

Falar sobre a liderança da União Nacional dos Estudantes (UNE), por exemplo, é fazer uma referência implícita ao PCdoB. Seria uma referência à intimidade histórica que a legenda guarda à frente da entidade, já que há 16 anos os filiados ao partido lideram a presidência. O secretário estadual da UJS, George Braga, ainda faz alusão a outros movimentos liderados pelo PCdoB, como a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas. “Vale salientar que algumas lideranças nacionais, como os deputados (federais) comunistas Aldo Rabelo e Renildo Calheiros, já estiveram no comando da UNE”, acrescentou.

Os dados biográficos dos comunistas comprovam a afirmação do secretário George Braga. Aldo Rebelo foi secretário-geral em 1979 e, posteriormente, presidente da UNE em 1980. Já o parlamentar Renildo Calheiros defendeu a bandeira da instituição de 1984 a 1986, liderando a presidência.

Outro nome que pode ser lembrado, dessa vez representando a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Ubes), é o do presidente estadual do partido Alanir Cardoso. Ele dirigiu o órgão, em 1968, em plena ditadura, e mais tarde, no cárcere, chegou a ser torturado, entretanto, não abriu mão dos ideais e nem do PCdoB. Na atualidade, essas personalidades terminam sendo a referência para as camadas mais novas da população.

Braga ainda citou o ciclo de atividades e eventos visando a entrada de mais jovens, mostrando que, além do fator histórico, a legenda também alicia o público por outros meios. “Daqui há cerca de 15 dias irá ocorrer a Plenária Estadual da União da Juventude Socialista, onde será montada a agenda para este segundo semestre e haverá a votação para o novo presidente do órgão. As propagandas desses eventos são divulgadas em escolas, assembléias estudantis, bairros, locais de trabalho, entre outros pontos estratégicos”, salientou.
Foto: Maurício Coutinho, Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: