14 setembro 2007

DESTAQUE DESTA SEXTA-FEIRA

Segurança cidadã

Realiza-se desde ontem, com fim previsto para manhã de hoje, no Recife, a I Oficina Regional de Formação de Gestores de Políticas Locais de Prevenção da Violência, promovida por um conjunto de instituições envolvidas com a matéria, com o apoio da Prefeitura do Recife e a presença da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Oportunidade para troca de experiências e de idéias, num plenário proviodencialmente plural, formado por técnicos e gestores das diversas prefeituras da Área Metropolitana, do governo estadual e de instituições acadêmicas.

Providencialmente plural porque o tema comporta transversalidade entre as diversas políticas públicas, conforme os paradigmas atuais que servem de referência às práticas inovadoras na matéria.

De fato, na esteira da redemocratização dos países do subcontinente sul-americano, já não se trata da segurança do Estado, inspirada na teoria da segurança nacional que informou os regimes militares que imperaram até recentemente nessa parte do mundo. Trata-se, agora, da segurança do cidadão, visando a promover ambientes seguraos para que ela ocorra, mediante uma combinação harmônica entre prevenção da violência criminal com repressão, permeada pela defesa dos direitos fundamentais do cidadão.

Nenhum comentário: