26 outubro 2007

2008 em perspectiva

Na Folha de Pernambuco:
Pesquisa acirra cenário eleitoral
Atuais pré-candidatos do PT ficam mal posicionados pelo Ipespe

A um ano das eleições municipais de 2008, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou, ontem, o resultado da quarta sondagem Barômetro Pernambuco, que mostra parcialmente o que poderá ser a disputa à Prefeitura do Recife. A amostra, que foi realizada entre os dias 19 e 21 de outubro e entrevistou 500 eleitores no município, apresenta um empate técnico entre o ex-governador Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC) nos três cenários trabalhados pelo Ipespe. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números devem movimentar - ainda mais - o cenário petista, tendo em vista que nem o deputado federal Maurício Rands nem o secretário de Planejamento Participativo da PCR, João da Costa, aparecem bem posicionados.

Quando João da Costa é considerado o pré-candidato do PT, Mendonça aparece com 28% e Cadoca, com 25%, seguidos pelos terceiros colocados - os deputados federal Raul Henry (PMDB) e estadual Sílvio Costa Filho (PMN), ambos com 7%. Em quarto lugar, estão João da Costa e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), os dois com 5%. O número de votos brancos e nulos é de 10%, e os que não sabem ou não responderam, 14%.

O segundo cenário é o mais disputado, quando o nome do PT é o secretário das Cidades, Humberto Costa. Neste caso, Mendonça soma 25%, seguido por Cadoca, com 24%, e Humberto aparece em terceiro, com 18%. Raul Henry tem 7% das intenções de voto, Sílvio Costa Filho, 6%, e Luciano Siqueira, 4%. Já os votos brancos e nulos caem para 6% e os recifenses que não sabem ou não responderam, para 9%.

Em uma terceira lista, onde o nome do deputado federal petista Maurício Rands é avaliado, Mendonça conta com 29% dos votos, enquanto Cadoca tem 27%. Raul Henry, Sílvio Costa Filho e Luciano Siqueira também estão tecnicamente empatados como terceiros colocados, com 7%, 6% e 5% dos votos, respectivamente. Seguidos por Rands, que tem 2%. Os votos brancos e nulos somam 9% e os eleitores indecisos sobem para 15%.

O deputado Sílvio Filho vibrou com o resultado da pesquisa. “Os números foram bons”, comemorou. Já o pré-candidato e deputado federal Maurício Rands estranhou os dados divulgados. “Ainda é cedo, mas é estranho esse número. Eu tenho outras pesquisas que mostram uma recepção bem maior ao meu nome”. O pré-candidato do PSDC Clóvis Corrêa achou injusto não terem colocado seu nome em nenhum dos cenários. “Sou o único candidato já assumido pelo partido, isso é uma discriminação”. O nome do deputado federal Raul Jungmann também não foi considerado pela pesquisa. Cadoca e Raul Henry não foram encontrados para comentar os dados. Já Mendonça Filho preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário: