31 outubro 2007

Cultura em Usina


Boletim Diário da PCR:

Prefeito em exercício visita a Mostra Cultura em Usina
Dialogar a arte entre variados suportes é a proposta da Mostra Cultura em Usina, lançada nesta terça (30), no espaço Usina Dois Irmãos. A exposição apresentará até o dia 01 de novembro, um acervo de artes integradas, com participação de diversas linguagens (pintura, escultura, literatura, música e fotografia) em um mesmo espaço físico e temporal, num ambiente de interatividade entre os artistas e o público. Luciano Siqueira, prefeito em exercício do Recife, prestigiou o lançamento da mostra, às 19h.

Promovida pela Fato Cultural, a exposição teve a curadoria de Badida Campos (artes plásticas); Raimundo Carrero (literatura); Fátima Ximenes (fotografia) e Alexandre Lemos (música) e conta com a exposição fotográfica e trabalho de videoarte de Paulo Melo Jr., algumas obras do escultor Demétrio Albuquerque, apresentações de performances musicais de Alexandre Lemos e Berna Vieira, além dos quadros de Roberto Ploeg, Edson Menezes, Armando Garrido Filho e da própria Badida. Um dos objetivos do projeto é possibilitar a existência de um local que sirva tanto para uma conversa informal entre artistas e visitantes, um bate papo, como para um debate, uma apresentação musical e mesmo para a exibição de trabalhos de vídeo amador.

Luciano Siqueira destacou a importância cultural da exposição, dando ênfase para a beleza das instalações da casa. “Essa iniciativa de promover uma exposição com diversas linguagens é um acontecimento cultural muito importante na cidade. O próprio espaço já é uma obra de arte, do ponto de vista arquitetônico”, ressalta. Para o proprietário da fato Cultural, Paulo Vieira de Melo, “a idéia é desmistificar a relação de público com o artista e fugir do formato tradicional de exposição, que será dinamizada com atividades de literatura, música e, principalmente com momentos de bate papo”, comentou.

No campo da literatura, a casa apresentará o lançamento de livros de cinco autores, além do espetáculo inédito de Raimundo Carrero, baseado no livro Sinfonia para vagabundos, de sua autoria. Raimundo explicou como foi feita a curadoria para a mostra literária. “Nós procuramos reunir o que há de mais novo na literatura produzida na cidade, mantendo os tradicionais e, ao mesmo tempo, trazendo novos autores”, falou.
Foto: Lú Streithorst

Nenhum comentário: