20 outubro 2007

O jantar de ontem segundo a Folha de Pernambuco


A Folha de Pernambuco publica hoje matéria intitulada “Siqueira mostra prestígio no jantar do PCdoB” – excelente cobertura feita pela repórter Marileide Alves – a propósito do jantar realizado ontem na Churrascaria Boi Preto, no Pina, como ate da campanha pela arrecadação de fundos para a aquisição do edifício-sede da direção nacional do Partido, em São Paulo.

O texto destaca as presenças do ex-governador Mendonça Filho (DEM) e do deputado Raul Henry (PMDB), postulantes à Prefeitura do Recife, motivo de enorme satisfação para o PCdoB – assim como o comparecimento do deputado Armando Monteiro Neto (PTB), do ex-ministro Armando Monteiro Filho, dos deputados Silvio Costa e Silvio Costa Filho, do secretário Humberto Costa e inúmeros outros líderes de partidos presentes na cena política de Pernambuco.

A visão do jornal - Diz a matéria: “Apesar de o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, garantir que o jantar de adesão do PCdoB para aquisição de uma sede própria não tinha qualquer vinculação com a disputa à Prefeitura do Recife em 2008, o evento foi uma demonstração do prestígio político do comunista. “Esse jantar tem a distância de anos-luz da disputa eleitoral do ano que vem. Seria da nossa parte um gesto de desrespeito e desatenção para com todos aqueles que, filiados ou não a partidos políticos, e sem compromisso eleitoral conosco, compareceram. Esse jantar tem um sentido suprapartidário e democrático”, afirmou Siqueira.

O evento reuniu diversos pré-candidatos à sucessão do prefeito João Paulo (PT), inclusive do campo da oposição, a exemplo do ex-governador Mendonça Filho (DEM) e do deputado federal Raul Henry (PMDB). Mendonça foi o primeiro a chegar ao local e foi recebido com um abraço cordial de Siqueira, o anfitrião da festa. “Nunca escondi que quero bem a esse cidadão”, disse Siqueira. “Você sabe que é recíproco”, respondeu Mendonça, frisando ter “uma convivência democrática” com o comunista. A troca de elogios também se deu com o peemedebista Henry, que lembrou do tempo em que militou no PCdoB. “Comecei minha militância no PCdoB, mas nunca rompi a relação de amizade e de respeito com o partido”, contou. Apesar de terem permanecido por pouco tempo no local, Mendonça e Henry conversaram animadamente com Luciano Siqueira.

O deputado estadual Sílvio Costa Filho (PMN) - também cogitado para a disputa municipal do ano que vem - prestigiou o evento. O deputado federal Maurício Rands e pré-candidato também compareceu à festa. O secretário de Planejamento Participativo, João da Costa (PT), o nome preferido do prefeito para o pleito, foi convidado, mas até as 23h30 não havia chegado no local. “Ele me disse que viria depois do aniversário do filho. Ele, inclusive, foi intimado a comparecer”, brincou Siqueira. O governador Eduardo Campos também ficou de comparecer ao jantar, mas, até o fechamento da edição, não havia chegado.

À tarde, o socialista convidou Luciano Siqueira e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, para um almoço. Os petistas Humberto Costa e Dilson Peixoto garantiram que depois do ato de lançamento da candidatura de Ricardo Berzoini também iriam ao evento.”De nossa parte cabe repetir: o jantar não guarda nenhuma relação com pleito de 2008. Restringe-se ao objetivo anunciado: angariar recursos para a compra da sede própria. Só.
Foto de Ivve Rodrigues, publicada na Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: